Você quer ser temido ou admirado?
- giselesocastro
- 24 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Quando um profissional se torna um executivo, precisa estar preparado para o papel que vai exercer com a sua equipe e para a postura que vai assumir enquanto gestor. Há aqueles que ainda acreditam que, para ser respeitado, é preciso impor uma cultura de medo. Ao invés de admiração, conquistam o temor dos seus funcionários e criam um ambiente tóxico ao seu redor.

Embora todos saibam a diferença clara entre quem chefia e quem lidera, ser exemplo e inspirar as pessoas não são tarefas fáceis. Lidar com seres humanos exige cuidado e sensibilidade: é saber extrair as fortalezas e trabalhar as deficiências com estímulo.
Uma equipe é feita de profissionais heterogêneos que, trabalhando juntos, somam talentos e potencializam resultados. Um bom líder precisa saber reger essa orquestra, de modo a gerar uma melodia harmônica.
Cada vez mais se valoriza a figura do Líder Coach, que é explicada, a seguir, pelo especialista Sulivan França em um de seus artigos.
“Líder coach é um gestor que encara o dia a dia no trabalho como se fosse um processo de coaching, explicando com objetividade e exemplos o que espera de sua equipe, ao invés de só falar em valores vagos e abstratos.
Esse profissional não se limita a uma posição que ocupa na empresa e sabe que liderança é, acima de tudo, uma questão de atitude e se destaca em aspectos como capacidade de liderar e tomadas de decisão rápidas e eficientes.
Essa pessoa deve ter iniciativa e criatividade, sendo exemplo de conduta tanto na vida profissional como pessoal. Uma das principais características do líder coach é a liderança servidora, que apoia sua equipe a superar metas e objetivos previamente estabelecidos, dando suporte aos liderados.”
Mobilizar o time, dar o exemplo, juntar forças, apoiar. Ser, na prática, o fio que conduz a equipe rumo ao sucesso. Ensinar e aprender, todos os dias. Essas são atitudes triviais para ser, na essência da palavra, um líder. E aí, o respeito vem junto com a confiança.
Para que amedrontar se você pode, simplesmente, INSPIRAR?
Comments